segunda-feira, 11 de julho de 2011

Educação - Pedagogia Espírita

Aproveitando o ensejo da emoção ainda viva, proporcionada pelo excelente encontro que tivemos ontem, na Sede da FEEB, com a Educadora Drª Dora Incontri, sobre Pedagogia Espírita, cito frase de Rubens Alves:
                                            "Há escolas que são verdadeiras gaiolas e
há escolas que são asas que existem para dar aos seus alunos a coragem de voar".

No encontro, adquiri esse livro, que me parece muito interessante!!!
Sobre o livro: Educação e Espiritualidade
"Organizei esse livro para I Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade e considero-o um grande marco, pois conta com preciosas colaborações internacionais, além de excelentes autores brasileiros. Um livro feito apenas em três meses (o que inclui os artigos, as traduções, a revisão, a diagramação e edição e, por fim, a impressão). Mais de 400 páginas feitas a muitas mãos, do Sri Lanka (Gananath Obeyesekere) à Austrália (Marian de Souza); do Canadá (Antonia Mills) à Bélgica (Daniel Donnet); dos EUA (Robert Cloninger, Jim Tucker, Laura Lippman) ao Brasil (não vou citar nenhum brasileiro, para não deixar ninguém de lado)… Discussões inéditas, colocadas de forma originalmente juntas: a questão da saúde e da espiritualidade, da educação e da espiritualidade, da reencarnação e educação. Não sei se por ser o mais recente, portanto o filho caçula, mas estou encantada de ter feito esse livro.
                   “Quando a espiritualidade é autêntica, ela é amorosa, acolhedora, tolerante”

Sobre Dora Incontri:
Dora Incontri é paulistana, nascida em 1962. Jornalista, educadora e escritora. Suas áreas de atuação são Educação, Filosofia, Espiritualidade, Artes, Espiritismo. Tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em Filosofia da Educação pela USP. É sócia-diretora da Editora Comenius e coordenadora geral da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita. Docente de pós-graduação pela Universidade Santa Cecília. Tem mais de 30 livros publicados. Livros sobre Educação, Filosofia, Espiritualidade; livros didáticos; livros psicografados.

Trabalha em prol do diálogo inter-religioso, milita por uma nova educação, que inclua interdisciplinaridade, espiritualidade, autonomina do educando, com mudança radical da escola tradicional. Inspira-se nos grandes clássicos da Educação, como Comenius, Rousseau e Pestalozzi, que tinham uma visão integral do ser humano. Politicamente, se põe a favor de uma transformação social global em que o ser humano seja o valor principal e acredita que possamos fazer uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.

Veja mais em http://doraincontri.wordpress.com/

Um comentário:

  1. Querida Kátia, muito bonito seu blog! Obrigada pelas palavras deixadas no meu e escritas aqui!
    Beijos paulistanos
    Dora Incontri

    ResponderExcluir