quinta-feira, 14 de abril de 2011

Deus



"O que ia dizer não pôde ser dito.
O que foi sentido não pôde ser descrito.
O que foi visto é invisível.
Só luz, somente luz.
Mergulhado no mundo - Deus
Mergulhado no outro - Deus
Mergulhado em mim - Deus
Sem alto e sem baixo,
Sem vida e sem morte,
Sem princípio e sem fim:
Deus, somente Deus".
Divina Presença - Elzio Ferreira de Souza

“Só os puros de coração verão a Deus”.

Baseados na afirmação acima, fizemos o seguinte exercício de meditação, no grupo do Hólon, dividido em três etapas:
1. Idealizar o que seria essa “pureza de coração”; identificar qual o ideal de “pureza de coração” que eu quero viver.
2. Qual o mais intenso sentimento de “pureza de coração” que eu consigo alcançar? Vivenciar este sentimento no grau máximo possível. Identificar em que momentos eu estive mais próximo do meu “coração puro”.
3. Nesse estado, e com este sentimento, qual é a minha compreensão de Deus? Que me parece Ele? O que, em Deus, eu consigo perceber nessa “pureza de coração” imaginada?
A “pureza de coração” está ligada a uma alegria genuína.
Exercício para a semana:
Auto-observação, evocando, durante todo o dia, a presença de Deus. Perceber como agimos no mundo quando estamos com esse sentimento de pureza e da presença de Deus em nós. ( Iremos compartilhar no primeiro horário do próximo encontro)
(contribuição de Amélia Dacach)

Nenhum comentário:

Postar um comentário