terça-feira, 24 de maio de 2011

Como está a sua Rede Social?


"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas sim na intensidade com que acontecem. Por isso há momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." 
Se eu estivesse na terapia, a minha terapeuta me perguntaria:
- Sim, o que você quer dizer com essa frase? quais momentos inesquecíveis você está se lembrando? e de quem você se lembrou???
Aí, eu responderia: eu apenas gostei da frase, tenho que dar uma explicação?
É, tenho!
Pensei em muita gente especial, com significados na minha vida, que hoje estão e amanhã poderão não estar, daqueles que já estiveram...
Bem, você, você é especial, sim! até por estar lendo esse blog, tornou-se ainda mais especial!
E tem amigos que conseguimos nos relacionar melhor do que irmãos consaguineos, né verdade?
E lembrando deles e dos meus novos amigos do Hólon, que ontem conversávamos animadamente tomando um delicioso café (Nilce, Márcia, Sil Feliz, Hildete, Selma, Laércio e Pedro), lembrei-me da matéria da Superinteressante de fevereiro deste ano, sobre amizade "O que nos tornou amigos":
"Tudo começou por puro interesse. (ainda é assim?)
Quando os primeiros macacos se tornaram amigos, fizeram isso por motivos bem objetivos - ajudar  uns aos outros em luta com os rivais, cuidar dos filhotes, etc. A amizade não passava de uma troca de favores.Você tem amigos simplesmente porque gosta de estar na companhia deles, certo?
Errado.
Você continua fazendo amizades por puro interesse - no caso alimentar o cérebro com a ocitocina (hormônio produzido pelo hipotálamo responsável pela sensação de prazer quando a mãe tem o seu bebê e também quando o pai segura o seu filho nos braços ou ao que as pessoas sentem ao abraçar seu parceiro de longa data.Vários especialistas a denominam hormônio do amor). As mulheres produzem mais ocitocina do que os homens. E isso faz com que seu cérebro se organize para ter amizades profundas. Testes apontam que nas mulheres, nas áreas do cérebro ligadas a emoções e produção de hormônios se acendem quando existe a possibilidade de conhecer alguém novo. Por isso, elas têm amizades mais intensas do que os homens, mas ao mesmo tempo, menos tolerante e de durabilidade menor.
Ter amigos só traz benefícios. Quanto mais, melhor! Mas há um limite: 150 é o máximo de amigos que uma pessoa consegue ter ao mesmo tempo. Para que você mantenha uma amizade com alguém, precisa memorizar informações sobre aquela pessoa (desde nome a detalhes de personalidade). Os relacionamentos que extrapolam esse número - 150 - são inevitavelmente mais casuais. Não são amizade!
Faça sua lista:
AMIGOS DO PEITO - 5 AMIGOS (são íntimos, com quem você mais fala, para quem você ligaria de madrugada);
GRUPO DE EMPATIA - 15 AMIGOS (são bastante importantes para você);
NÚMERO TÍPICO - 50 AMIGOS (número médio de agrupamentos humanos);
LIMITE - 150 AMIGOS - Máximo que o cérebro consegue administrar ao mesmo tempo, cada um com características diferentes. Fazem parte da sua rede social."
Vou fazer a minha lista com carinho, sem esquecer de você, claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário