domingo, 8 de maio de 2011

Dia das Mães

Há duas forças opostas, porém complementares, dentro de cada ser humano: a masculina e a feminina; yin e yang. Quando essas forças são trazidas em equilíbrio, o indivíduo fica verdadeiramente independente. Qualidades masculinas e femininas são uma questão de princípios, e não de homem e mulher. O desequilíbrio entre essas duas forças causa contradição e fraquezas internas.  O equilíbrio pode ocorrer quando, por exemplo, equilibramos a qualidade masculina da disciplina com a qualidade feminina da bondade.

Cada qualidade tem um lado masculino e um lado feminino. No ocidente, poder tem conotação masculina, pois projeta a imagem de força, vigor; no oriente, poder ou shakti, é uma qualidade feminina. Todas as deusas são shaktis e representam o poder de amar, sustentar (ou criar) e ajustar, consideradas qualidades femininas.

Nossos princípios masculino e feminino trabalham através do nosso intelecto e eles nos induzem a escolher os nossos papéis e as nossas orientações na vida. Com a consciência de que nós somos almas e além da identificação com os papéis da forma física, percebemos que temos a habilidade e liberdade para usar ambos os potenciais, masculino e feminino.

Na prática, vivencie os poderes masculino e feminino, exercitando o equilíbrio entre:
amor e lei;
humildade e autorrespeito;
flexibilidade e firmeza;
agilidade e relaxamento;
introversão e extroversão;
falar e silenciar;
desapego e envolvimento,
e por aí vai.....

Então, feliz dia das mães às mães legítimas (por vocação?) e para todas(os) vocês que, como eu, também não é mãe, mas se dá o direito de pensar que hoje também pode ser o nosso dia, se considerarmos a nossa porção shakti!

À minha mãe, Gildete, responsável por me dar a vida, e à minha mami Helena (que tomei emprestado da minha cunhada Ana).. elas me fazem lembrar não só hoje, mas que todos os dias podemos comemorar o dia das mães!


Texto adaptado da revista Purity/setembro 1995
 ----------
Leiam também as mensagens que recebi por email:
"Que lindo amiga ...obrigada pelo seu carinho e um beijo no coração!"
Lígia

"Oiiiiiiii minha grande amiga!!
Que alegria receber a sua carta neste dia tão significativo!!!
Na verdade, ser mãe nao é só ter um filho legítimo, todas somos mães a partir do momento em que amamos a um ser, ajudamos no seu caminhar, acompanhamos os seus passos avisando dos perigos com esse poder que temos da intuição, mas sobre tudo isso poder DAR SEM O INTERESSE DE RECEBER NADA EM TROCA...
E sua mãe? dê meus parabéns para ela neste dia e sempre por ser tão forte e lutadora!!!"
Laura

"Obrigada, Kátia. Linda postagem".
bjs,
Rita

"Parabéns para todas nós, amigas, que temos a maternidade expressa no cuidado e no carinho com o outro, independente de serem ou não nossos filhos!!!!! "
Amélia

Nenhum comentário:

Postar um comentário