terça-feira, 15 de março de 2011

Solidariedade ao Japão

Muitas vezes, questionamos os acontecimentos da nossa vida.
Aprendi no grupo de autoconhecimento que frequento no Holon/FEEB, que tudo o que acontece é Justo e Merecido. Ao ouvir a frase, fiz o questionamento: é justo, eu mereço??? Por que isso está acontecendo? Continuei na mesma, né?!!!
Me explicaram: Não é uma aceitação tácita de tudo, nem sentir como uma obrigação. É simplesmente entender e aceitar e dizer tranquilamente: "Como isso é Justo e Merecido". Transformar os acontecimentos e aceitar. Afinal, a aceitação é o primeiro passo para  a Transformação. Eu posso aprender com tudo que está acontecendo e mudar a pergunta "por quê" para "para quê", ou seja, mudar a perguntar por que isso está acontecendo comigo para:  para que estou passando por isso? (porque passa, viu?). Me disseram: para aprender, para crescer.
Resolvi escrever essa introdução para comentar a tragédia do Japão e compartilhar o email  que recebi da Coordenadora Geral da Organização Brahma Kumaris, da Índia, Dadi Janki. Uma linda mensagem:
Meus queridos Irmãos e Irmãs Divinos,
Os elementos da natureza novamente nos mostraram o quão poderosos e destrutivos eles podem ser, à parte de nossos conhecimentos e avanços científicos. Não precisamos mais de nenhuma prova da supremacia das forças da natureza. Estamos tocados e isto nos puxa de volta às nossas raízes espirituais, a essência de nosso ser e o manancial de onde flui toda a bondade.
Minha solidariedade mais profunda vai àqueles que foram afetados por este terremoto. Segurem-se firmemente na mão de Deus e deixem que Ele seja o seu guia através destes momentos de escuridão. Não é fácil perder entes queridos, embora o conhecimento de que a alma é eterna nos traz conforto e nós sabemos que aqueles que partiram estão verdadeiramente nas mãos de Deus.
E, para a família global, é imperativo que diariamente dediquemos tempo para espalhar luz e força aos nossos queridos irmãos e irmãs, e ao nosso precioso planeta, a Mãe Terra. Ela nos deu tanto a partir de sua graça e estamos em débito com ela. Não podemos mais continuar a apenas tomar; nós precisamos dar algum retorno a ela.
Ela está nos pedindo o presente da paz: paz em nossos relacionamentos pessoais, paz entre os povos, paz com os nossos recursos limitados e paz com Deus. Com cada gota de paz que criamos, estamos criando uma reconciliação: com nós mesmos, com o mundo, com os nossos queridos viajantes e com a natureza.
É muito importante que não fiquemos presos numa rede de perguntas de “por quê?”, “o quê?” e “como?” – esta confusão não nos permitirá termos estabilidade e calma interna. Ao invés disto, precisamos ter nossas vidas em nossas mãos e ter a determinação interna de forma que sejamos capazes de enfrentar os muitos desafios que continuam a nos confrontar.
Nossos centros ao redor do mundo intensificaram suas meditações e mais e mais yogues estão meditando para espalhar vibrações de yoga para todo o mundo. Juntem-se a nós!
Com luz e amor,
E na Lembrança do Divino,
BK Janki

Um comentário:

  1. Oi Kátia,

    O texto nos leva à reflexão para tentar compreender melhor situações que vivenciamos no cotidiano. Às vezes é difícil substituir o "por que?" pelo "para que?.

    Abraços,
    Graça Filadelfo

    ResponderExcluir